quinta-feira, setembro 20, 2007

“ESMOLAS!”


Esmolas tanto podem ser donativos como auxílios, como favores. De uma ou de outra maneira, todos pedimos isto ou aquilo. Todos somos pedintes. Pedimos atenção, pedimos emprego, pedimos votos, pedimos favores, aumento, licença, esmolas… enfim, pedimos tudo, mesmo não sendo indigentes. Somos pedintes!

Orgulhosamente pedintes!... Ridiculamente pedintes! Pedir o que temos direito! Que estranho! Muitas vezes pedimos o que não merecemos. Outras, pedimos sem plena consciência do que estamos a pedir… outras ainda, pedimos aquilo a que naturalmente temos direito. A maior parte das vezes, ninguém ouve os nossos pedidos ou, simplesmente, finge que não os ouve…

Mas entenda-se que há mais de uma forma de pedir, mas a forma de dar é que poderá não ser…

Vamos olhar para cada um de nós como pedintes e desde que nascemos, não tendo contudo, pedido para nascer…

Eu, pedinte, reconheço-me insignificante, face a não ser ouvido o meu pedido… Nem santos, nem deuses do Olimpo, nem tão-pouco as ninfas que inspiraram Camões… Mas se tenho de continuar a pedir… Não! Não serei mais uma subserviente rastejante, para ser ouvida… Amor não é transacção, como se fosse acções… Se te habituaste a apostar no melhor cavalo… eu não passo de zebra… e mesmo pedinte, isso não peço!!!

19.09.07

1 comentário:

Marco Santos disse...

Quatro blogues! Isso é que é produção literária.
Os meus sinceros parabéns. E obrigado pela visita ao meu modesto alerta.blogspot.com

Cumprimentos.