sexta-feira, janeiro 04, 2008

VERDADE II

Novo Ano!
Não é novidade para ninguém, mas para não fugir à tradição, aqui deixo também os meus votos de que tudo, sem excepção, seja maravilhoso para todos vós, neste “novinho em folha”, 2008.
Que tenham saúde. Com saúde somos felizes.
Verdade Dois, porque, por ser verdade, não deixei de a deixar escrita no meu Diário… e aqui, para que sintam quão ridícula é a verdade, sobretudo, se se trata de saúde…
Em fins de Novembro do ano passado, sentia-me muito cansada.
Sentia-me como que flutuando, ou melhor, disse-o aos meus alunos sénior, que me parecia estar caminhando sobre um colchão de água (nada de ser mal intencionado…)
Estava cansada. Estava desiludida e triste ou só cansada. Estava saturada de alguns desaforos… e por vezes, por chorar sem limites pelo que me magoas, quando perdes o norte ao que dizes… e ou não … com o intuito pré-programado de me arranhar… mas estava cansada e nem mesmo de tudo isto me lembrava, nem atribuía a esses factores tamanho cansaço… Apenas me sentia a desfalecer ao fim de cada dia… e passou uma semana… e mais uns dias de outra… Quase férias de Natal, devia ser cansaço de muita azáfama…
Comia bem, andava, como sempre em stress, com a adrenalina nos píncaros… enfim, parecia vender saúde… mas não. O cansaço era proveniente de alta temperatura… e ao cabo de semana e meia, lembraram-me de medir a temperatura… 39º,97… Loucura!
Uma corrida para a médica de família e desta, para as urgências do Hospital, com uma carta na mão… devia dizer “URGENTE”, … diria? Não sei!
Na urgência do Hospital foi entregue a carta; colhidos os dados todos que solicitaram e por fim, lá entrei na triagem… Um “aparelhómetro” encostado ao ouvido direito acusou os tais 39,97 de temperatura…
“Agora vá para aquela sala e espere um pouco. Tire esses casacos”
Claro! Eu estava cheia de frio, mas tirei os casacos e dobrei-os no colo… Duas horas! Duas horas depois, como nem sequer me haviam olhado, levantei-me, tonta, pela febre e pelo que observava (pessoas com soro, pessoas em macas… enfim, e, pessoal que se preocupava se a colega ia comer sopa, se não se esquecia da prenda do jantar de Natal… se eram as tais botas que ia usar…) pois levantei-me da minha cadeira, lá escondidinha entre dois pacientes a soro e fui corredor fora… e interpolaram-me para saber onde pensava que ia… Viram-me! Mas não ligaram ao meu estado, apenas, nem podia deixar os casacos ao acompanhante e devia esperar mais… com quase quarenta graus de temperatura…
Pois tinha de ir à casa de banho com dois casacos no braço… e tinha de continuar a esperar. Que fúria me deu! Senti-me tratada abaixo de cachorro… e berrei “Vocês não prestam! Não têm consideração nem respeito por quem não se sente bem.” E sem que me deixasse agarrar, fugi…
Mas como estava mesmo mal, recorri a outros meios (porque posso) e acabaram por diagnosticar - Pneumonia! Só que a proveniência da cuja… ainda anda a ser estudada, mas não no Hospital da área onde resido… aí, possivelmente, será só para passar a certidão de óbito…

04.01.08

6 comentários:

jorgeferrorosa disse...

Depois da conversa que tivemos ao telemóvel, não podia mesmo deixar de ler o que escreveu. Sem palavras. Incrível o que vai acontecendo por estes hospitais e tantas outras coisas que não se sabem. Também é preciso coragem para esses procedimentos; por vezes também ne dá dessas e mando tudo para o outro lado, lá está o meu mau feitio, como já alguém disse, mas não me importo, aliás, porque caminhamos todos para o fim.
Pneumonia? 39º febre isso é inferno. Mas o que dizer? Nem sei. Com a revolta que me assiste, entendo que faria pior... é para aprenderem, melhor, tinha pedido o livro de reclamações, como já o fiz uma vez. Olha que diário e que página. Enfim, bem, mas agora que a situação se resolveu por outro lado, isso vai melhorar. Vá desejo as melhoras e agora vou dormir porque é bem tarde. Estou a cair para o lado... muita coisa está a ferver cá dentro. Preciso de escrever, para não estoirar algo, mas o sono toma-me. Boa-noite. Beijinhos
Caderno da Alma

mixtu disse...

,,,
que te decir...
f*** para isto tudo
2ª feira o ministro vai à rtp, veremos...

as melhoras, miguita...

e um grande 2008,

-pirata-vermelho- disse...

Não entendo o intuito do caracter confessional do seu discurso.

Tenha MUITO! cuidado com a pneumonia.
Pode degenerar rapidamente...
é uma doença muito mais perigosa do que geralmente se pensa.

joaninha disse...

Caderno da Alma!!!
Jorge!!!
Pois que era madrugada quando foi escrito o comentário… inspiração!!!
Ora fez muito bem em escrever nos termos em que expressou a sua opinião…
Se tivesse brilhado o sol, possivelmente, teria observado que o tratamento não estava muito em conformidade com a enfermidade em causa… Foi mesmo necessário antibiótico de larga protecção…
Obrigada por desejar as melhoras. Eu desejo que estude os pronomes pessoais e que não os aplique a quem não deveria fazê-lo… a língua portuguesa em acção!
Voltai sempre, porque sejais bem vindo.

joaninha disse...

Caro Mixtu,
Nadie a decir…
no especular y todo será decidido de la mejor manera…
Estoy mejor y voy a ver el ministro.
Gracias e besos

joaninha disse...

Caríssimo Pirata-Vermelho! Que honra sinto na sua visita. Sinto-me deveras agradecida e reconhecida por tanto cuidado e desvelo…
Pois quando escrevo “As folhas soltas de um diário que escrevi”, escrevo com o intuito de desabafar o que me vai pela alma, o que me desgosta, o que me preocupa ou o que me alegra… Falo dos amores e desamores, das injustiças, do que me revolta, resumo o que leio, o que oiço e somo tudo com imaginação, em suma, jogo com palavras e com o que vou sentindo… ou brinco com as situações… daí poder pensar-se que emprego no meu discurso um carácter confessional…
Quando conto histórias da história de Magda, aí, falo de outros temas… um dia destes vou começar a “postar” em local próprio…
Pois infelizmente, no que respeita ao meu estado, sei que pode degenerar em coisa ruim… mas pode ser também consequência dessa coisa ruim… Estão a ser feitos os testes considerados necessários para se desvendar o mistério.
Esta seria uma resposta ao seu comentário, algo privada, mas em vias da sua impossibilidade, fica pública a informação – posso ter a sentença de morte ou posso ser absolvida logo após a primeira acareação.
Um bem-haja à sua gentil vinda e até sempre que queira. Abraço amigo