domingo, junho 17, 2007

BRAÇOS ERGUIDOS


Dei uma volta pelo monte, antes que esse também fique descarnado, para que lhe metam alicerces, para mais umas quantas construções. Malefícios da evolução. Cortam-se árvores para plantarem casas e mais casas… os espaços verdes vão ficando perdidos, como oásis no deserto…

Mas como dizia, dei uma volta pelo monte. Estacionei o carro no fim do asfalto e caminhei a pé. Não tirei fotos, até que só, nem me apeteceu pegar no N 73 e carregá-lo de imagens. Olhei para as árvores e até me apeteceu trocar umas palavras com elas…

Entre o arvoredo, senti-me quase que liberta do burburinho da cidade. Aquela então, sem quaisquer folhagens, atraiu-me. Parecia alguém de braços erguidos, sem cabeça… Pareceu-me alguém. É verdade. Muitos dos seres que por aí vagueiam parecem-se com aquela árvore. A cabeça, o instrumento pensante do corpo, é anulado, para que não pense e siga, cegamente, o que querem que se siga… ou por comodidade, anula-se porque pensar é um acto demasiado esforçado e repugnante…

Que horror! Então pensar é assim uma coisa tão desastrosa?!!! Mas é verdade! Às vezes encontram-se por aí certos humanos que, por força de não evoluírem, continuam a viver numa ancestralidade tão longínqua, que até parece quase impossível… mas primam por coscuvilhar… primam por reprovar os que evoluem e de mexerico em mexerico, conseguem deturpar as mais reais criações da Natureza…

Quando deparei com aquela árvore, pensei em algumas pessoas. Lembrei-me inclusivamente de uma pessoa minha amiga, que por ser genial na escrita e com uma imaginação fertilíssima, passou a ser olhada “por debaixo da burra”, porque pensar e compreender essa tal pessoa dava muito trabalho, para além de que se desenquadrava do que é o vulgar de Lineu…

Pois é árvore amiga, estende os ramos, bem erguidos e clama para os humanos sejam mais coerentes e comecem a pensar…


15.06.07

1 comentário:

jorgeferrorosa disse...

Damos voltas, modelamos pensamentos, escrevemos no diário, desejamos ir mais além... mas depois os espaços ficam ausentes! Faz-se fotografia, ergue-se o olhar e depois vem o vento e leva tudo. É verdade... muitos dos seres são árvores secas e repugnantes... é mesmo horror! Como diz, de mexerico em mexerico, de pseudo autoridade em pseudo autoridade, andam armando-se, pensando que vão ser os reis do mundo e depois... todos os direitos acabam por cair numa campa! Se fosse uma amiga minha que estivesse aqui, dizia logo, "ai que coisa, que tétrico que está!"... sim, porque determinadas coisas não se aceitam muito bem. É verdade, certos humanos não pensam e querem tudo só para eles, e tentam ser ditaduras autênticas, até pensam que devo estar a morrer de medo! eh eh eh ... deixa andar, deixa camihar, um dia destes essa árvore, acaba por cair na fogueira e será reduzida a cinza.
Belo trabalho este. Adorei mesmo.
Beijinho
Jorge Ferro Rosa