domingo, junho 10, 2007

DEBATE!



Uma experiência única. Como primeira vez para mim (muito embora pelas muitas descrições e leituras sobre debates anteriores, imaginasse como se desenrolava todo o processo), fiquei encantada.

Sem dúvida que se abordam os temas com uma seriedade indiscutível. Não vou referenciar todo o conteúdo, pois seria inoportuno, visto terem passado quatro dias após o debate, mas não posso deixar de erguer as mãos e dar um aplauso, em primeiro lugar, a Joaquim Jorge, como fundador deste Clube dos Pensadores, realmente inédito e que moderou com sabedoria o debate, cujo tema, de interesse para todos, se focalizou em Gestão Autárquica. Depois e porque considero uma pessoa de características muito especiais, o Presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, que explanou muito habilmente através de uma apresentação em “power point”, três importantes e fundamentais itens para uma boa gestão autárquica; um diagnóstico muito profundo. Gostei!

Não deixarei de dar também o meu aplauso a Rui Gomes da Silva (deputado e ex-ministro), a Paulo Magalhães (jornalista parlamentar) e a Luís Silva que representou a plateia e muito bem.

Mas não seria justa se esquecesse todo o público presente e todos os intervenientes, com suas perguntas. Foi na realidade uma experiência magnífica.

09.07.06

VILA NOVA DE GAIA

4 comentários:

Luis Gourgel Silva disse...

Foi um prazer conhece-la pessoalmente. Volte sempre.

Clube dos Pensadores disse...

A sua descrição é fabulosamente abrangente e mostra a perspicácia de uma erudita atenta.

A gradeço-lhe ter aceite o convite e o esforço que fez mostrando uma estatura moral e ética em respeito pelos princípios da liberdade e da criatividade.

Essse gesto tocou-me fundo e este clube faz-se de pessoas como a Isabel Carmo.

As pessoas gostaram-me muito de si .

Obrigado poetisa,educadora, escritora , eu sei lá ... e bloguista do clube dos pensadores

joaninha disse...

Luís Gourgel Silva,
creia que também foi um prazer conhecê-lo. Os momentos em que conversámos, vou guardá-los no meu bloco de recordações, pois é muito gratificante ouvir o que ouvi de um jovem, que considerei muito competente e que me pareceu não viver na sombra de um partido a que possa pertencer, mas que quer fazer-se valer por si próprio. É incrível como as pessoas vivam no trilho dos partidos e sigam como os comboios, por um trilho, esquecendo o seu próprio valor na primeira estação.
As minhas saudações.

joaninha disse...

Joaquim Jorge!
Não tem que agradecer o que terei de ser eu a fazer e com toda a sinceridade. Adorei ir dentro do Clube e sentir que sou uma pequena parcela dentro dele.
Nem sempre serei muito útil ao Clube, porque não me considero uma pessoa capaz de analisar certos actos políticos friamente. Sou muito emotiva e também me desiludo facilmente.
Como membro de um partido, acho-o um caso excepcional. Tem a frontalidade que muitas vezes muitos não têm, por se aconchegarem nos seus "tachinhos". Eu não conseguia estar filiada num partido ao qual não podia dizer “não”, quando a coisa não se enquadrava em mim. Por outro lado aquele maquiavélico orgulho, nunca me deixaria fazer “figura” quando em consciência sentisse que não estava à altura. Infelizmente, sempre temos tido pessoas que, apenas pela prepotência, mostram que são dignas dos lugares que ocupam. Mas isto é a minha opinião, que nada sei e o que sei é muito pouco do que gostaria de saber.
Obrigada por me “chamar” tanta coisa (poetisa, educadora, escritora, eu sei lá... e “bloguista” do clube dos pensadores) … será que serei apenas algumas dessas coisas e bem? Não nos iludamos! Eu apenas sou eu e nada mais…
Um abraço, amigo.